Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o mercado de blindagem de imóveis, ou blindagem arquitetônica, vem crescendo aproximadamente 20% ao ano. Técnica utilizada para agregar proteção balística e evitar ao máximo a invasão de um imóvel ou parte dele, a blindagem arquitetônica vem sendo cada vez mais adotada. Este crescimento é observado especialmente em grandes centros urbanos que registram aumento na criminalidade, fator que impulsionou os investimentos em soluções de segurança. Aberturas como portas e janelas, vidros e a própria alvenaria da parede recebem materiais de alta resistência e passam a figurar como barreiras física realmente seguras.

Segundo a VAULT, empresa de tecnologia que atua a mais de duas décadas desenvolvendo sistemas integrados de alta segurança, barreiras físicas e controle de acesso, uma porta blindada simples na entrada de serviço, por exemplo, pode custar a partir de R$ 7.000,00.

Revestida com aço balístico de alta resistência mecânica, a porta blindada é fornecida com fechadura multidirecional e diversos pontos de travamento, garantindo o máximo de proteção contra arrombamento – conforme explica o material de divulgação da empresa. Há várias opções de modelos (simples, dupla, com dobradiça, pivotante e deslizante) e diferentes acabamentos. A porta blindada da VAULT pode ser instalada em todo tipo de imóvel. Apesar da alto resistência, a porta blindada tem aparência idêntica à de uma porta comum, integrando-se perfeitamente à decoração do ambiente, segundo a fornecedora.

Fonte: Contramarco