Atenta à proximidade dos grandes eventos esportivos no Brasil – Copa do Mundo este ano , além dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016 -, a Vault, empresa especializada em engenharia para ambientes seguros, já sente o aumento da demanda por soluções deste porte. A empresa, que cresceu 30% em 2013, espera faturamento 40% superior ao alcançado no ano passado.

No caso da Copa do Mundo, o primeiro projeto foi a instalação da guarita móvel blindada na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, para reforçar a segurança durante o sorteio das eliminatórias da Copa de 2014. Rodrigo Fortuna, gestor comercial e de marketing da Vault, confirma que a empresa tem novos projetos relacionados ao evento.

“Fechamos diversos contratos para a Copa do Mundo, todos envolvendo integração de sistemas eletrônicos, de controle de acesso e de barreiras físicas”, revela.

De acordo com o executivo, a Vault crê numa evolução considerável dos lucros impulsionada, principalmente, por estes grandes eventos. “Já temos reflexo desse crescimento, pois já trabalhamos com o planejamento para os eventos esportivos há muito tempo. Estamos na fase final de implantação de muitos destes projetos”, diz.

Impulsionada pelos contratos fechados para a Copa do Mundo, a Vault, que cresceu 30% em 2013, espera alcançar números ainda mais animadores este ano. “Para 2014, a previsão é de um incremento em torno de 40%”, revela Fortuna.

Recentemente, a empresa lançou o Nvrtitan Nuuo, sistema com capacidade para processar uma grande quantidade de transferência de dados, aumentando o desempenho de gravação para 64 câmaras de 2 megapixel. Além disso, ele consegue sincronizar contas de usuários e eventos críticos em 100 servidores, 400 canais de visualização ao vivo e 100 canais de reprodução simultânea, com poder de gravar e monitorar um grande número de câmeras megapixel. Outro lançamento foi o novo Servidor Tríbrido (a evolução do Híbrido), capaz de gerenciar câmeras analógicas, câmeras IP e as novas câmeras analógicas de alta resolução (SDI), tudo em um único equipamento.

Outro produto que atende a maior necessidade de segurança são os Bollards, controlador de acesso que bloqueia a passagem de veículos pesados, além de gerenciar ou controlar o fluxo veicular. O sistema é de alta segurança perimetral, composto de pinos retráteis com acionamento automatizado hidráulico. O equipamento já é utilizado em larga escala na Europa, principalmente contra atentados dirigidos por terroristas em carros bombas. Nestas situações, os Bollards possuem a função de proteger um determinado perímetro que seja alvo de possíveis atentados.

Fonte: DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços