Desenvolvido em parceria com nosso distribuidor Anixter e nosso integrador G4S, o projeto do edifício Serrador, sede da Holding EBX, no Rio de Janeiro, consistiu na implantação de um Sistema Unificado de Gerenciamento de Segurança, englobando Controle de Acesso, CFTV e Alarmes.

A infraestrutura é 100% IP e conta com 131 portas, 04 catracas, 03 estações de cadastramento de visitantes, 160 câmeras IP, 140 pontos de alarme e uma Central de Monitoramento Global.

No sistema de Controle de Acesso, foi utilizada a Controladora PoE (Power over Ethernet) de última geração, com capacidade de gerenciamento local de 02 portas/fechaduras eletromagnéticas, 02 sensores e 04 leitoras RFID, cada uma.

O projeto foi um grande desafio, já que a infraestrutura não permitia os modos convencionais de instalação de controladoras de acesso, ainda com a dificuldade de ser necessário gerenciar 02 acessos e prover energia para todos os dispositivos conectados aos mesmos a partir do mesmo ponto PoE.

Para o Sistema de CFTV, foi selecionada uma solução IP integrada com o Sistema de Acesso, com capacidade de gerenciamento e monitoramento em tempo real de uma grande quantidade de imagens, bem como o registro de ocorrências e possibilidade de “data-mining” para otimização dos processos e procedimentos da operação de segurança patrimonial.

Também foram utilizadas câmeras IP PoE de alta resolução e qualidade de imagem, cujo sistema tem seu consumo de banda de rede gerenciado e otimizado, permitindo uma performance estável e de alto nível, exigindo o mínimo da rede.

Como diferenciais, citamos TCP/IP nativo, plataforma unificada web-based, recursos de ponta como vídeo-analítico, imagens de alta resolução e gerenciamento de alarmes e vídeo com registro de ocorrências e matriz virtual.

O projeto, que teve a implantação iniciada em fevereiro/março de 2011 e está em fase de entrega ao usuário final, proporciona segurança pessoal, patrimonial e de informações. O sistema implantado cobre todas as necessidades, além de prover um gerenciamento uniforme, de alta capacidade e com pronta-resposta. Além disso, minimiza o número de sinistros e oferece uma forma eficiente e rápida de combate e solução das ocorrências que, porventura, possam ocorrer.

Saiba mais sobre o Grupo EBX.